Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Subordem: Tyranni
Infraordem: Tyrannides
 Wetmore & Miller, 1926
Parvordem: Tyrannida
Família: Tyrannidae
 Vigors, 1825
Subfamília: Fluvicolinae
 Swainson, 1832
Espécie: A. leucocephala

Nome Científico

Arundinicola leucocephala
(Linnaeus, 1764)

Nome em Inglês

White-headed Marsh Tyrant


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Pouco Preocupante

Fotos Sons

Freirinha

A Freirinha (Arundinicola leucocephala) é uma ave passeriforme da família Tyrannidae, com ampla distribuição no Brasil e países vizinhos. Vive em pântanos e lagoas. É a única espécie do género Arundinicola. Conhecida também como Lavadeira-de-Cabeça-Branca, Lavadeira-de-Nossa-Senhora, Maria-Velhinha, Viuvinha, Viuvinha-do-Brejo, Cabeça-de-Louça e Cabeça-de-Vô.

Características

O macho é quase todo preto, com apenas a cabeça e a garganta brancas. A fêmea tem as partes superiores marrom-acinzentadas, as inferiores esbranquiçadas e apenas a testa branca. Os imaturos são acinzentados.

A cauda, pequena, contrapõem-se à cabeça relativamente grande (ressaltada por manter as penas um pouco eriçadas).

Dados morfométricos: peso 14g, comprimento total 137 mm, asa 63 mm, cauda 43 mm, bico 13 mm, tarso 16 mm (fêmea).

Alimentação

Se alimenta de insetos que captura em pleno vôo.

Reprodução

Vive normalmente aos casais. O ninho, em forma de bola, se assemelha ao da Lavadeira-Mascarada (F. nengeta). O interior do ninho é forrado de penas de outros pássaros e sempre é colocado em algum suporte sobre a água. A postura consta de 2 a 4 ovos de cor branco-amarelada com pequenas pintas vermelhas. Os filhotes nascem cobertos por uma longa plumagem amarelo-claro, imitando uma lagarta tóxica.

Hábitos

Comum em brejos, banhados, margens de rios e lagos. Permanece a maior parte do tempo pousada no alto da vegetação aquática ou em troncos e ramos baixos sobre a água. Executa vôos curtos e rápidos para apanhar insetos. Essa espécie vive exclusivamente perto da água, diferindo da F. nengeta que também pode ocorrer e nidificar longe da água.

Distribuição Geográfica

É uma espécie migratória. Ocorre em quase todo o Brasil, menos na região sudoeste da Amazônia. É encontrada também nos outros países da América do Sul, com exceção do Chile. Pela ampla área de distribuição e quantidade de indivíduos registrados, essa espécie é considerada como Pouco Preocupante (LC) de extinção na natureza.

Referências

Galeria de Fotos